segunda-feira, 15 de junho de 2009

Lady guitar


"Night After Sidewalk" do álbum Everybody Loves You


O virtuosismo e a beleza no feminino. Nunca uma mulher tocou assim uma guitarra, como se fosse um piano...!

Kaki King, prestes a completar 30 anos a 24 de Agosto, é a primeira mulher a figurar na lista dos "Guitar Gods" (Deuses da Guitarra) da revista Rolling Stone. O título foi-lhe atribuído em Fevereiro de 2006.

Katherine Elizabeth King distingue-se pelo seu “tapping” bastante invulgar, som tirado da guitarra quando se pressionam as cordas como se fossem teclas de um piano. Stanley Jordan é um de seus grandes expoentes.

Mas a instrumentista norte-americana, de Atlanta, Estado da Georgia, distancia-se do artifício "técnica pela técnica”. Diz sempre privilegiar a composição em vez de fazer uma exibição gratuita das suas habilidades.

Aos cinco anos, começou a dar os primeiros acordes por incentivo do pai. Hoje tem já 7 álbuns editados e participa em discos de artistas conhecidos do grande público como os Foo Fighters ou a dupla canadense Tegan and Sara.

Trabalhou em parceria com Michael Brook e Eddie Vedder (vocalista dos Pearl Jam) na criação da banda sonora do filme “Into the Wild”.

Sintomático dos tempos de hoje, em que temas pessoais às vezes se sobrepõem ao trabalho artístico, a sexualidade de Kaki King também não deixa de ser abordada. Abertamente lésbica, a guitarrista também costuma falar em entrevistas sobre a descoberta de sua opção sexual. Mas… Kaki King não é uma instrumentista mulher ou uma instrumentista lésbica, mas sim uma Guitar God!

Vai estar entre nós em dose dupla: a 9 de Julho, no Centro de Artes, em Ovar, e dia 11 no Theatro Circo, em Braga. Os dois concertos estão marcados para as 22h.

E depois da minha escolha “Night After Sidewalk” do álbum Everybody Loves You (2003), deixo-vos com o mais recente single da virtuosa Kaki King: “Playing with Pink Noise”.

1 comentário:

  1. Boa escolha. A avaliar pelos vídeos os concertos devem ser muito bons.
    Obrigado pela partilha deste mimo.

    ResponderEliminar