segunda-feira, 1 de junho de 2009

Elenco de luxo na mostra de curtas de SJM


Azeitona” traz grandes actores do cinema português e presta homenagem a Manoel de Oliveira.
Orlando Costa, Teresa Madruga, Rui Santos e Fernando Taborda são alguns dos actores que participam em "Azeitona", o filme convidado que vai abrir a CURTA 2 - mostra de curtas de S. João da Madeira, no dia 16 de Julho, às 21h30, no auditório dos Paços da Cultura.
É um projecto cinematográfico de 36 minutos, inspirado na vida e obra de Manoel de Oliveira, realizado por Ana Almeida, Humberto Rocha, João Gazua e Luís Campos, alunos do Mestrado em Cinema - Realização da Universidade da Beira Interior. Até ao momento, já foi galardoada com cinco prémio nos três festivais em que participou: Mostrálingua de Coimbra 2008; Ovarvideo 2008; "UBIcinema 2008".
A internacionalização é o próximo passo, a curta vai passar por França (Cannes e Paris), Itália, Chipre, Alemanha e Noruega.

As aventuras e os desafios de uma aluna de Cinema nos seus primeiros tempos de aulas na Covilhã dão o mote para a curta-metragem "Azeitona".
Olívia (Cláudia Manuel) é caloira de cinema. Recém-chegada a uma nova realidade, envolve-se com um estranho, César (Rui Santos), que afinal é seu professor de filmologia. O cinema de Manoel de Oliveira é o exercício para avaliação final. Dividida entre as alucinadas visões dos fregueses da tasca do Sr. Manuel (Orlando Costa) e as intelectuais opiniões dos seus colegas em busca do argumento perfeito, Olívia envolve-se com o professor, recebe a inesperada visita da mãe (Teresa Madruga) e tem um filme para fazer. Entre o preconceito e a criatividade, conseguirá Olívia afirmar-se como cineasta?

Sem comentários:

Enviar um comentário