segunda-feira, 18 de maio de 2009

Raquel Freire na Mostra de Curtas de SJM

Quando o prazer dói, a verdade repugna e a loucura seduz e apaixona… encontramos Raquel Freire, cineasta de 35 anos que lutou pela despenalização do aborto. É a convidada especial da CURTA 2 - Mostra Nacional de Curtas-Metragens de S. João da Madeira, organizada pela associação cultural Teia dos Sentidos.



"Fiz este filme com as cores do amor, não o amor cor-de-rosa dos contos de fadas da televisão, fiz com o amor-vermelho-sangue da vontade e do desejo, com o amor-sujo da dignidade da faca na liga, o amor-negro do abandono, o amor-roxo da rejeição, o amor-fogo dos que ardem, o amor-amarelo da partilha das noites de insónia, o amor-verde dos vómitos da bílis, o amor-castanho das tripas de fora, o amor-vermelho-escuro das hemorragias e dos recomeços", diz sobre a sua última longa-metragem “Veneno Cura” (2007).

Chamaram-lhe “generala vermelha” nos tempos de faculdade, foi contra a praxe e por isso realizou “Rasganço” (2001), a primeira longa-metragem que a consolidou como cineasta, depois da sua primeira curta “Rio Vermelho” (1999).

É cineasta-activista, porque a arte tem um dever pessoal e social: reivindicar um mundo melhor, curar desilusões e sofrimentos, construir sonhos e guiar Raquel nesta jornada de imagens que formam a sua realidade utópica.

Cita Caetano Veloso, para sublinhar que “de perto ninguém é normal” e provou como o “Veneno Cura”: sofreu por Amor, mas nele encontrou o antídoto. Com “Rasganço” aprendeu a amar!

Debate-se pela igualdade de géneros e no próximo filme questiona “o que é ser mulher e o que é ser homem, a heterossexualidade, a homossexualidade, a homoparentalidade como cultura dominante e todas as formas de viver o amor que fogem à norma”.

É com suor, lágrimas, amor, desejo, revolução e sonhos que Raquel escreve os seus guiões. Ardem, ferem… mas curam! A cineasta portuense, agora a morar em Lisboa, não quer ser polémica, não pretende chocar, mas não se abstém de exprimir os seus ideais e sentimentos por questões “morais”.

Mais informações sobre Raquel Freire:
www.myspace.com/raquelfreire
www.myspace.com/venenocura
www.youtube.com/VENENOCURA

Sem comentários:

Enviar um comentário